AUXÍLIO-MATERNIDADE NEGADO?

Seu auxílio-maternidade foi negado pelo INSS e você não sabe o que fazer? Clique no botão abaixo e converse com um advogado especialista.

Quem tem direito ao auxílio-maternidade?

Há a necessidade a necessidade do preenchimento de 3 (três) requisitos:

  • Filho (a) com idade inferior a 5 (cinco) anos;
  • Ter contribuído ao INSS em período não superior há 12 meses do parto; ou
  • Ter contribuído ao INSS em período não superior há 24 meses do parto, em casos de recebimento de seguro desemprego ou comprovação do desemprego;

Se você se enquadra nesses requisitos, você tem direito ao benefício!

Clique no botão abaixo e converse com um advogado.

Dúvidas Frequentes:

Qual a duração do benefício?

A duração do auxílio-maternidade dependerá do tipo do evento que deu origem ao benefício:

  • 120 (cento e vinte) dias no caso de parto;
  • 120 (cento e vinte) dias no caso de adoção ou guarda judicial para fins de adoção, independentemente da idade do adotado que deverá ter no máximo 12 (doze) anos de idade.
  • 120 (cento e vinte) dias, no caso de natimorto;
  • 14 (quatorze) dias, no caso de aborto espontâneo ou previstos em lei (estupro ou risco de vida para a mãe), a critério médico.

A partir de quando pedir? E qual o prazo?

O ideal é solicitar o benefício até 28 dias antes do parto ou guarda judicial para fins de adoção ou sentença de adoção. Possui um prazo limite de 5 anos para a solicitação do mesmo.

Meu benefício já foi negado pelo INSS. O que devo fazer?

No momento em que o segurado busca o benefício junto ao INSS, existe a possibilidade do pedido não ser aceito pelo órgão. Quando isso acontece, o primeiro passo a seguir é entender o motivo dessa negativa.  Após entendê-lo, se o segurado não concordar com a decisão é possível recorrer.

Existe a possibilidade de recorrer ao próprio INSS e também, ingressar com uma ação judicial. Antes de tomar essa decisão, é necessário entender como cada uma delas funciona. 

Para isso, contate um advogado especilizado, clicando no botão abaixo e converse com um advogado especializado!

Quem irá te atender

Me chamo Fernando Henrique, sou advogado, formado pela Universidade Federal de Goiás, com 6 anos de atuação na área previdenciária, sempre buscando a solução célere e eficaz aos problemas vividos por seus clientes. 

Esse site não faz parte do Google nem do Facebook ou Facebook Inc. Além disso, não oferecemos nenhum tipo de serviço oficial ao governo. NÃO praticamos fraude, não somos empresa que vende criptoativos ou qualquer outro serviço. Essa empresa trabalha exclusivamente com serviços jurídicos.

Open chat
Olá! Preciso de auxílio de advogado.
Olá! Preciso de auxílio de advogado.